Águas servidas


Utilizamos uma expressiva quantidade de água em casa diariamente, ao reutilizá-la estamos contribuindo para a economia na natureza, pois este não é um bem inesgotável.

Normalmente essas águas vão para o esgoto cloacal nos grandes centros urbanos, em outros lugares são depositadas num fosso negro ou simplesmente jogadas na natureza. Este aproveitamento visa economia e propicia uma água de qualidade (com nutrientes) que beneficia (e muito) a sua horta caseira.

Existem muitas formas de aproveitamento da águas cinzas, utilizadas em casa, (das torneiras da casa, da máquina de lavar roupa, do tanque) esta é apenas uma sugestão que utilizamos e comprovamos o seu valor.

O maior cuidado que devemos ter com essas águas é a da torneira da cozinha, pois muitas vezes contém restos de alimentos e gordura, portanto deve-se dar maior atenção a essa água.

Se vamos armazenar as águas cinzas para depois usá-las na horta, a água da cozinha tem que passar por um processo de limpeza, nós do ÂNCORArte testamos o seguinte: dois filtros, o primeiro uma bombona que funcionaria como uma caixa de gordura só que maior, ela teria dois furos, um de cada lado, um para entrar a água e o outro para sair, só que o cano de saída captaria a água do meio da bombona, para não pegar a gordura que boia nem os restos alimentares que se decantam no fundo.

O segundo filtro seria uma bombona com uma camada de brita grossa, uma camada de brita fina, carvão vegetal (retira o cheiro ruim), uma tela de mosquiteiro e por último areia. A água da pia da cozinha vai entrar por cima na tampa da bombona e vai sair por baixo, ou na lateral embaixo, como mostra o esquema no início da postagem.

As outras águas são sem dúvida mais limpas, por isso elas podem passar por uma caixa de gordura simples, para reter areia, cabelos, restos de sabão, etc.

O reservatório pode ser uma caixa de água comum.

O maior desafio é fazer o redirecionamento do escoamento e fazer as devidas separações.

Feito isso, para a manutenção existem alguns cuidados básicos como não deixar que os restos de comida vão parar na pia e a limpeza dos filtros e reservatório de tempos em tempos.

Outra sugestão, mais simples, é redirecionar toda a água da casa para um lugar só. Fazer um buraco de 1m3, encher de material para se decompor (que demore, tipo galhos grossos) e plantar ao redor deste buraco bananeiras. Este processo é chamado de círculo das bananeiras, estas se encarregam de reaproveitar os nutrientes das águas.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. quero receber informações sobrevovprocesso de aguas servidas se possível for com esquema mais detalhado.Obrigado
    laurmaciel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Como se faz a limpeza do filtro de água servida, do tipo bombona com brita e areia ?
    Parabéns pela qualidade dos artigos.
    Abraços.
    Jorge Y. Yamaki
    jyyamaki@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. bondia gostei muinto da ideia das águas servidas seria maravilhoso se todas as pessoas tivessem conciencia da importancia de economizar água e vizitasse mais bloggs iguais a este.obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Deus seja louvado, pois achei o que procurava. Gostaria de mais detalhes sobre o tratamento dessa água. Muito obrigado.
    Cleo.singer @ gmail...

    ResponderExcluir

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte