Captação de água da chuva

Algumas pessoas ainda acham esquisito, mas no sertão nordestino isto já virou solução através da construção de cisternas.

Em 2000 tivemos uma severa estiagem, em 2004 também, isto só para falar do RS. A água bem armazenada e clorada pode ser até ingerida, mas para todas as outras necessidades domésticas, principalmente em tempos de escassez, é de grande utilidade o armazenamento da água da chuva. Até porque na iminência de um racionamento não ficaremos totalmente desamparados.

É bom saber de qual telhado captar esta água ou por quanto tempo pode ficar armazenada, informação nunca é demais, mas acreditar que um aquífero natural (água da chuva armazenada nos subterrâneos do solo) vai durar para sempre e que o controle do consumo (desenfreado) dos recursos naturais é de única responsabilidade dos órgãos públicos é falta de consciência.

O meio urbano nos vicia (coleta do lixo, água encanada, luz elétrica, ...) mantê-lo funcionando também é nossa responsabilidade, entender que esse mecanismo de sobrevivência nas grandes cidades precisa ser estudado, renovado e constantemente avaliado é perceber que ele não é autônomo e independente de nossas pequenas ações diárias.

Na foto acima um exemplo (urbano) com torneira diretamente na caixa de 350 l. Na foto ao lado são duas caixa de 1000 l que abastecem a casa inteira (meio rural). Com registros independentes e localizadas em uma parte mais alta do terreno permitem uma melhor pressão na distribuição pelo encanamento da casa.

Nós aqui do ÂNCORArte tivemos duas experiências de captação de água da chuva, inicialmente você precisa definir para que irá usar esta água para depois decidir qual a maneira de capta-la.

Dependendo do uso, teremos que tomar maiores ou menores cuidados na captação.
Se a ideia é somente usar para fins de lavar calçada, o carro, regar jardim, puxar uma descarga na emergência (com balde), o processo é bastante simples.

Você precisará de um reservatório, pode ser uma caixa de água ou uma bombona, uma calha, uma torneira e um pequeno filtro para as folhas (dias de vento).

Instale a caixa o mais próximo possível da calha para não gastar com canos, faça um suporte para ela ter um bom apoio e ficar a uma boa distancia do chão, de modo que o mínimo se possa colocar um balde em baixo dela. A torneira vai colocada embaixo na lateral, como na primeira foto, entre a calha e a caixa pode haver a necessidade de um cano, dependendo de como a água irá entrar na caixa, pode ser pela tampa, ou na lateral, é importante que este reservatório esteja permanentemente fechado.

Na entrada pode-se instalar um filtro, como uma tela de mosquiteiro, que antes da chuva é preciso revisar. Esta é uma maneira bem simples, boa para começar a ter intimidade com essa ideia.

A partir daí podemos criar em cima, com instalações de canos para a distribuição da água, levando em conta a pressão, tratamento com cloro, etc.

Na rede já existe diversas empresas especializadas, com novas tecnologias que fazem todo o serviço de modo bem profissional.