Quem somos

Pepas +)
 
Somos um grupo de estudantes (no sentido amplo da palavra) que busca, a partir de uma existência mais simples e prática, reflexiva, coletiva, solidária, espiritualizante e promotora de autoconhecimento, se opor declaradamente ao mundo da urgência, às concepções  fragmentadas de ser/estar no mundo, ao consumismo exacerbado e agressivo como meio de vida, ao trabalho como exploração que adoece, ao individualismo, enfim, ao ser humano que perdeu as rédeas de si mesmo e deixou de perceber o seu poder como cidadão planetário, rendido às estruturas institucionalizantes propositadas nas relações desiguais de poder que já não dão mais conta da dinâmica social de nosso tempo.


 

5 comentários:

  1. Olá pessoal do Âncora !!! Gostei muito do blog, tem dicas muito legais. Tenho colocado os restos de legumes e frutas diretamente no "pé" da minha acerola, depois coloco um pouco de terra por cima. Pode ser feito dessa forma?
    Obrigada,

    Meu email é flaviapierre@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim. Entretanto, haja buracos, porque os restos demoram para se decomporem. Não seria mais prático, colocar os restos dentro de um balde com tampa? A tampa evitaria a entrada de água da chuva e os mosquitos. Deixaria o balde com furos grandes nos fundos diretamente na terra onde está o pé de acerola.Os furos servem para escoar o chorume, mas também para que as minhocas possam subir da terra para dentro do balde. Cada vez que colocar os restos dentro do balde, cobrir com terra. Assim, o chorume penetraria diretamente na terra. Pode ir mudando de lugar o balde. Quando o balde ficar cheio, deixar num canto à parte e colocar outro no lugar. Depois de um mês e meio os resíduos virariam terra.

      Excluir
  2. Olá Flávia!

    Fazer um buraco no chão não é o mais indicado, pois os restos acumulados no buraco irão apodrecer,se decompor sem a presença de oxigênio, gerando mau cheiro, atraindo bichos.
    Além disso,nesse processo (apodrecimento) os microorganismos presentes irão absorver o nitrogênio da terra essencial para o desenvolvimento das plantas ao redor do buraco.
    Sugerimos fazer a compostagem caseira como na postagem do blog.
    Att
    Equipe ÂNCORArte

    ResponderExcluir
  3. OLA PESSOAL DA ÂNCORARTE SOU BIOLOGA E TRABALHO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO,ESTOU PRECISANDO DE IDEA PARA UM PROJETO URGENTE, E GOSTARIA DE TRABALHAR ALGO RELACIONADO COM O USO DO ÓLEO DE CONZINHA(USADO), SERÁ QUE VOCÊS TEM ALGUMA IDEIA.AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. estou utilizando um cesto de máquina de lavar roupas, que é todo perfurado nas laterais e sem furos no fundo.
    tenho mantido fechado, imaginando que pelos furos laterais haja ventilação.
    tenho utilizado aparas de grama cortada, terra, areia e dejetos orgânicos (vegetais/frutas/folhas caídas).
    devo estar 'abastecendo' com os orgânicos? uma vez por semana? quando? tenho revirado pra criar homegeneidade, mas está muito úmido, então as vezes tiro o isopor-tampa pra tomar sol direto. Dará certo?

    ResponderExcluir

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte