Sobre "prevenir é o melhor remédio"

Prevenção no dicionário quer dizer antecipar-se, mas nossa sociedade nos ensina a buscar o prazer ou a satisfação a qualquer custo, como se fora de nós mesmos houvesse solução para alguma necessidade. Nos tornamos rôbos, escravos daquilo que o sistema manda.

Prevenir faz parte do dicionário de quem consegue sair fora do automatismo social. Fica mais fácil, mais racional, saber o quê, como e quando fazer.

Diferente de pensar que o a solução está em buscar fora - o ensino capitalista - o melhor remédio passa a ser prevenir, pensar racionalmente em possibilidades, pode ser até "buscando fora", mas não será uma ação impulsiva.

Sobre soluções caseiras

Dizem que as soluções caseiras são... "caseiras". É um dilema. Mas se pudéssemos confiar em tudo que compramos não existiriam PROCONs.

Ficamos assim:

ALERTA primeiro: Cuidado com as soluções caseiras, tenha certeza que elas não vão causar algum dano, seja usando uma química, como no sabão caseiro, num remédio, seja na construção de uma cadeira ou num conserto de seu carro. INFORMAÇÃO nunca é demais. Se for fazer, estude e faça bem feito.

Ganhamos confiança numa solução comprada quando não nos sentimos capacitados para solucionar de outra forma ou por que temos muito dinheiro para gastar, podemos lucrar êxito ou podemos ganhar uma bela "dor de cabeça".

ALERTA segundo: Seguindo a linha da "INFORMAÇÃO nunca é demais", podemos lembrar que nem tudo que o mundo capital oferece é de fato para nos beneficiar. Pagamos por aquilo, seja serviço ou produto, é preciso exigir. Comprar móveis feitos de madeiras retiradas apartir de explorações clandestinas não é solução, é colaborar com a destruição do planeta, não é sustentável. Produtos são feitos para durar pouco ou simplesmente para serem compulsivamente consumidos. Não precisamos "reinventar a roda", mas é bom ter cuidado...

Nunca ouviu aquele ditado que diz que "tudo que antigamente se produzia era melhor que hoje"? Por que será...

Vale a pena tentar, pode ser econômico, prazeroso, mais saudável, mais confiável, mais ecológico e natural.

Sobre alimentação alternativa

É um cozinhar diferente, mas não tanto assim. Passa-se a explorar mais os recursos dos alimentos, torna os pratos mais baratos e nutritivos.

Normalmente esse recurso alternativo tem destino certo na maioria das cozinhas: o lixo. Ao modificar certos hábitos e preconceitos estamos diversificando a alimentação e descobrindo novas formas de aproveitar os alimentos.

Há pela internet diversos sites específicos e de conteúdo científico que podem justificar sua utilização. Aqui não vamos sugerir nenhum.

Sobre Reaproveitamento

Há muito que pode ser reaproveitado ou reutilizado em seu dia-a-dia. Desde a água usada até aquela cadeira de praia que você usa um único verão.

Bom, mas por quê? Consumismo é o consumo sem consciência, induz a um desejo desnecessário, é quase patológico. Consumir não é ser consumista, porém é essa a idéia do capitalismo, pois nela se sustenta. Para isso existe a propaganda e a publicidade que estimula de maneira indiscriminada o consumo sem se quer questionar sua finalidade ou benefício aos seres humanos.

Passamos a acreditar que o comprado sempre é melhor que o feito em casa. Não que tenhamos que fabricar um carro em casa, mas controlar o consumo também é aprender a reaproveitar ou reutilizar.

Nossa cabeça é "colonizada" por 30 segundos de propaganda que podem custar a um anunciante U$ 50mil. A nós custa mais, ao planeta nem falar.