Bifes de soja

A soja é uma rica fonte de proteína, que pode substituir a carne. Os bifes de soja são uma ideia para inserir na nossa alimentação esta fonte de proteína além de algumas fibras extras que normalmente não comemos no dia-a-dia. Experimente!

Ingredientes:


- 2 xícaras de PVT de soja (proteína vegetal texturizada)
- 4 xícaras de água quente
- 1 ovo

- carne moída (opcional)
- ½ xícara de farelo de trigo

- ½ xícara de triguilho

- farinha de trigo
- 1 cebola média e/ou alho
- salsinha e/ou cebolinha

- orégano
- sal

Modo de fazer:

Hidratar a PVT com água quente, sempre usando 1 medida de PVT para 2 medidas de água quente. Deixar por ½ hora, escorrer a água e acrescentar os temperos bem cortadinhos ou batidos no liquidificador, colocar o ovo e a carne moída (para quem não está acostumado ao sabor da soja acrescentar um pouco de carne moída melhora o gosto, para esta receita botar umas 100g), misturar e acrescentar o farelo de trigo e o triguilho (se ficar muito seco adicione água ou o caldo do molho da soja), colocar o sal (ao seu gosto) e por fim adicionar a farinha de trigo para dar ponto, como se faz com bolinhos, eles devem ficar fáceis de moldar com as mãos, nem muito molhado nem seco demais.

Na hora de fritar, para moldar os bifes, temos uma dica bem legal: Recorte um pedaço grande de sacolinha plástica bem limpa e bote umas colheradas da mistura do bife, cubra com um outro pedaço de sacolinha e pressione com um prato em cima sem muita força, descubra e frite em uma frigideira com um pouco de óleo dos dois lados e pronto, se delicie. Também é possível congelar, para isso tenha vários quadradinhos de sacolinha, molde os bifes e congele feito hambúrgueres.

3 comentários:

  1. Olá!

    Sempre acompanho o trabalho de vcs.
    Adorei esta receita do bife de soja, é prática e muito gostosa, sem contar o benefício para a saúde.
    Aguardo ansiosa o retorno, com novidades.

    Sucesso e muita inspiração.
    Abs
    Verônika

    ResponderExcluir
  2. Hum...Acho até que vou fazer...Amei, amei, amei. Já colocaste aqui a receita do rocambole? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karina pelo comentário.

      Em breve estaremos postando aqui a receita do rocambole.
      Bjs

      Equipe ÂNCORArte

      Excluir

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte