Adubo orgânico caseiro (composteira)

Devido as diversas dúvidas de nossos leitores, editamos esta postagem adicionando dicas e esclarecimentos.
*** Para maiores informações, favor deixar email de contato.


Equipe ÂNCORArte

Montar uma composteira em casa exige alguns cuidados e informações, mas não tem mistério. Quem agradece é o jardim, os canteiros, os vasos, que terão adubo orgânico, rico, farto e econômico.


Modo de fazer

1. Se você mora em casa e tem espaço, a montagem de sua composteira será ao ar livre, feita numa caixa sem fundo colocada diretamente no solo.
2. Esta caixa pode ser de tijolo, madeira ou o que você puder reaproveitar em sua propriedade.
3. Nesta composteira você colocará cascas de frutas, legumes, folhas de verduras, cascas de ovos, borras de café, erva de chimarrão, folhas secas, só não pode por restos de comidas, carne, pois apodrece, provoca mau cheiro e atrai ratos, baratas, moscas.
4. Deixe algumas frestas em sua composteira para a circulação do ar.
5. Sempre que colocar seu lixo orgânico , mexa bem e coloque um pouco de terra ou areia para cobrir.
6. É interessante que você faça uma divisão em sua composteira (ou duas) pois quando estiver preparando um adubo, em um dos lados, o outro já estará disponível para ser usado.
7. No verão o processo de decomposição é mais rápido que no inverno. Também no verão devido a alta temperatura devemos molhar o adubo para facilitar a fermentação.
8. Depois de um período de descanso, algumas semanas conforme a temperatura, seu composto estará pronto para ser usado

Dicas e esclarecimentos:

* Posso enterrar o lixo ou colocá-lo em um buraco no chão? Não, pois assim não haverá aeração.

DICA: Faça pilhas acima do chão, intercalando camadas de materiais orgânicos como: palha, capim (resto de corte de grama), restos de poda, folhas caidas, um pouco de terra, etc. Faça reviradas periódicas, cuide com o excesso de umidade ou a falta dela. Este tipo de compostagem precisa da mesma forma que a composteira na caixa, de muita aeração no bolo.

* Posso colocar as sobras de ração ou fezes animal (p.e. gato, cachorro)? Sim, a ração vai dar uma fermentada, mas não é prejudicial ao adubo. Só cuide com as fezes em quantidade, pois ela atrairá moscas e exalará cheiro desagradável.

DICA: Cubra bem as fezes com palha ou terra.

* Posso colocar restos e cascas de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi)? Sim, qualquer tipo de casca de frutas, pois todas elas são orgânicas.

* Preciso tampar a composteira? Não, só cuide no caso de muita chuva ou exposição a animais, ou moscas.

DICA: Em caso de muita chuva, coloque uma telha sobre a composteira, mas não esqueça de retirá-la ao término da mesma. Pode-se também envolver a composteira em uma telinha (aquelas de mosquiteiros) no caso de muitas moscas. Lembre-se que se estes bichos estiverem aparecendo em excesso provavelmente existe algo de errado com o adubo.

* A minha composteira está exalando um cheiro forte, o que pode estar errado? Provavelmente por excesso de umidade e/ou pouca aeração.

* Posso utilizar uma bacia plástica grande com furos na lateral? Sim, mas quanto maior a quantidade de furos laterais melhor, assim haverá aeração necessária ao processo de decomposição aeróbico.

85 comentários:

  1. gostei do blog- que tal uma idéia
    para publicar ?

    --->

    http://helenioht.blogspot.com/search/label/sabao

    ResponderExcluir
  2. Já venho fazendo meu adubo caseiro e tenho algumas dúvias:
    1- Posso colocar resto e cascas de frutas cítricas(laranja, limão, abacaxi)?
    2- posso colocar as sobras de ração animal(ração de cachorro)?
    3- O meu fica dentro de uma bacia plástica grande que fica tampada mas tem uns furos na lateral. Está correto desta forma?
    4- Tenho bastante espaço no meu quintal, ao invés de usar uma caixa ou a própria bacia, posso fazer um buraco no chão e ir colocando o restos de alimento? Se sim, preciso tampar esse buraco, e com o que eu tamparia?
    Desde já agradeço e lhe parabenizo pelas ótimas dicas.
    Abraço Alex Marques.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos visitantes

    Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Gostaríamos apenas de um endereço para enviarmos a resposta, pois não respondemos no blog.

    Obrigada pela compreensão
    Abs
    Equipe ÂNCORArte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao nao faz diferenca participar do blog, rssrs

      Excluir
  4. Minha dúvida é a mesma do Alex: posso fazer um buraco no chão e ir colocando as sobras de alimento e folhas secas?
    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. lorenaboccia@hotmail.com15 de setembro de 2009 às 05:13

    Tb quero saber se posso apenas enterrar o lixo.
    Se não, gostaria de dicas ára evitar o mau cheiro, pois minha tentativa de conmposteira provocou um "churume" com cheiro forte.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. oi adorei as dicas,mas poderia responder as perguntas acima para mim por favor?:D obrigadinha

    ResponderExcluir
  7. Olá adorei as dicas, mas gostaria de saber se a caixa dever ser tapada?

    attt.

    dinamec@bol.com.br

    Edna

    ResponderExcluir
  8. Olá.. a.d.o.r.e.i as dicas..
    Mas gostaria de saber se tem problema eu jogar diretamente nos vasos de planta.. Por exemplo: acabei de descascar uma batata, posso jogar as cascas direto na planta para fazer a decomposição já no vaso? Obrigada.
    monicavinicius2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. é a 1° vez que eu estou querendo fazer e tenho varia duvidas quanto tempo o adubo fica pronto para uso e em que podemos por me mande mais detalhes e dicas se possivel obrogado.

    ResponderExcluir
  10. Cleusa pergunta:
    Posso utilizar um vasilhame de metal tipo tampor de maquina de lavar roupa ?

    ResponderExcluir
  11. Olá, resolvi pesquisar como fazer adubo caseiro e achei seu blog, gostei muito das dicas que compartilhou. Percebi que muitas pessoas estão aderindo esse comportamento uma por ser ecologicamente correto e outra por garantir um abubo de qualidade e sem custos.
    Mas agradeceria muito que alterasse a parte de usar fezes de gato, pois ela pode transmitir toxostamose, no caso de verduras serem cultivadas com adubos feito com fezes de gato e em gestantes pode gerar uma deficiência mental ou deficiência na retina do bebe.
    Sendo assim informe aos leitores do seu blog a importância de não utilizar fezes de gato como adubo, obrigado pelas informações .
    Abraços e parabéns pelo blog
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI,isso mesmo as fezes dos gatos fazem muito mal.Nunca tive gato e tive toxoplasmose.Pior só descobrir quando já estava grávida.

      Excluir
    2. Anonimo, o bom seria vc se informar melhor sobre a toxoplasmose. O gato é hospedeiro, como tantos outros animais, como o porco. Para se pegar toxoplasmose de um gato, primeiro tens que se ter um gato com toxoplasmose, segundo, tens que se ter contato direto entre a boca da pessoa e as fezes do gato, ou seja, fallta de higiene das mãos. As crianças podem contrair das areias das pracinhas, e as pessoas em geral podem contrair de verduras mal lavadas e carne de porco contaminada e mal cozida.. grazitoazza@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Também eh bom citar que quem tem animal em casa tem obrigação de vacinar. Se você cuidar bem do seu bicho e levar ao veterinário para manter a boa saúde dele não há porque ele lhe transmitir nada.
      Obs: legal também lavar bem as mãos antes de por na boca, fica a dica.

      Excluir
    4. Parabéns a resposta acima. Para se pegar toxoplasmose de um gato, o mesmo tem que estar muito mal cuidado. Ao passo que de uma forma muito mais fácil se contrai de carne de porco contaminada e alimentos mal cozidos por exemplo. Então, menos preconceito com o pobre do felino e mais higiene em casa.

      Excluir
  12. olá cara adorei suas dicas
    mais gostaria de saber se u uso de cal melhora a degradação das folhas e etc.
    ou ate mesmo em um melhor adubo

    ResponderExcluir
  13. adorei o blog, è muito informativogo gostaria de saber se posso usar o coco de cao que so come raçao para a cmpostagem e aplicar em hortas, se tem algum madicamento que elimine os viros com o tempo da decoposiçao. meu nome è Antonio, meu endereço antonio_alves_souza@hotmail.com, desde já agradeço e fico no aguardo

    ResponderExcluir
  14. Posso fazer isso numa caixa de sapato ?

    ResponderExcluir
  15. Apareceram umas larvas bem gordas de quase um centimetro no meu adubo caseiro. É normal?

    ResponderExcluir
  16. Bom-dia!
    Estou caminhando no processo de uma compostagem e gostaria de saber se ha algum risco de utilizar as fezes de cão, pois li o comentário do Alex a respeito das fezes de gato que transmite toxoplasmose e também gostaria de saber quanto tempo o adubo fica pronto?
    izabel.martins@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. O adubo caseiro pode ser deixado ao ar livre? o meu ta numa bacia de plástico só que eu tampei

    ResponderExcluir
  18. O adubo caseiro pode ser deixado ao ar livre? o meu ta numa bacia de plástico só que eu tampei.
    E enquantos dias o adubo fica pronto

    bjos e obrgado pela atenção
    julianasilva_kitty@homail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal, adorei as dicas, mas gostaria se possível que vocês me ajudassem a montar uma composteira menor, num local que não há acesso ao solo, no caso seria numa caixa (que tipo de material) e li em uma revista algo sobre minhocas. Meu e-mail para contatos é tessacalistro@hotmail.com. Agradeço desde já atenção e aguardo respostas.
    tessa calistro

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das dicas mas gostaria de saber quanto tempo demora em média para esse adubo ficar pronto(no inverno e no verão).

    ResponderExcluir
  21. Oi. Bem explicito mas gostaria de saber em quanto tempo fica pronto o adubo? E agradecia outras dicas, tambem. O meu endereÇo é Melvim.mauro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. saudações instrutor, pode me tirar umas duvidas? Obrigado.
    1- posso fazer minha composteira em vasos de planta? ex: vaso de 5L.
    2- posso usar frutas citricas para fazer meu adubo? ex: abacaxi, laranja.
    Obrigado e boa safra...
    meu mail é rafaellegalizeit@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero iniciar a produção, tenho as seguintes dúvidas:
    Quanto tempo o adubo leva para ficar pronto em média ?
    Existe alguma coisa que podemos misturar para acelerar o processo ?
    A acidez final influencia na qualidade do adubo ? como podemos medir ? Como podemos mudar o PH ?

    Obrigado

    f.lorencatto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, gostei muito do blog, tenho uma dúvida,se eu colocar fezes de cachorro na composteira posso utilizar este adubo na horta, no jardim e na grama?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Já faço adubo , usei restos de carne e peixe, depois vi que não tava legal, obrigado pela dica. gostaria de saber se posso fazer uma horta no formato de mandala, me disseram que da certo, mas fiquei em duvida, tenho alguns patos, coelhos e galinhas que acabam comendo tudo antes de mim, não consigo manter eles presos, acho que a cerca com cobertura, vai deixa-los sufocado,aquiem são gonçalo-Rn e muito quente.desde já agradeço pela ajuda. celia araujo

    ResponderExcluir
  26. Ola, temos aqui muitos restos de pele de frango, e carne, o que posso fazer com eles? vcs podem me ajudar?
    email para resposta:
    rachelquirino@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. ola a toda a equipe ancorarte
    eu sou Alvaro Correia de norte de portugal estou a tentar fazer compostura com cerca de 1 metro cubico com restos de ramos de podas devidamente trituradas com triturador com residiu de relva e com alguns restos de cascas de frutos e legumes e com grande quantidade de folhas secas.
    ja tenho essa mistura a ja alguns meses mas ainda nao consegui que se tornasse uma massa homogénea é que ainda em alguns locais esta seco e noutros muito molhado e ja nao esta quente devo certamente de adicionar alguma coisa mais para acelerar a decomposiçao, agradeço vossa atençao um abraço a.correia memobiliario@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá! Sou Carlos Henrique e estou em Luanda/Angola. Gostaria de saber qual a maneira correcta de trabalharmos a terra vegetal e/ou o adubo orgânico que compramos no mercado? Algumas plantas que adiquirimos em viveiros, e que são mantidas nos vasos de origem acabam por morrer...O quê fazer. PS: Gostei do Blog e de todas as informações nele postadas. Bastante ilustrativas. Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Henrique, não temos como saber a procedência e garantia da qualidade das terras compradas.
      Nossa sugestão é que comece a fazer seu próprio composto orgânico como sugerimos na postagem acima.
      Quanto as mudas é necessário verificar quais podem permanecer no vaso de origem e receber nova adubação com o seu composto orgânico e quais devem ser transplantadas para novo vaso ou diretamente para a terra.
      Boa sorte!
      Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  29. vou começara fazer o anteiro de adubo organico,mudei para uma casa e quero aproveitar para fazer um canteiro de tempero ,legumes,frutas e floreres. Em quanto tempo fica pronto o adubo organico?Obrigada joelma Curvelo Minas Gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma, não temos como dizer o tempo exato que o adubo ficará pronto, pois existem muitos fatores que interferem no processo como os restos orgânicos se são picados ou triturados,a umidade,a temperatura, tipos de restos utilizados,entre outros.
      Na melhor das hipóteses levará 90 dias,mas qdo pronto,não importando o tempo, ele deve ter aparência de terra preta, cheiro agradável e consistência amanteigada.
      Boa sorte
      Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  30. Oi, quero começar uma horta em casa... posso fazer um buraco no chão e por restos de frutas legumese etc.?
    depois de pronto ele resiste a quanto tempo até apodrecer? Se eu fizer um buraco porto da horta por o adubo minhocas a terra vai melhorar ?

    grato pela atenção gostei muito do blog ! Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amig@,

      fazer um buraco no chão não é o mais indicado, pois os restos acumulados no buraco irão apodrecer,se decompor sem a presença de oxigẽnio, gerando mau cheiro, atraindo bichos.Além disso,nesse processo (apodrecimento) os microorganismos presentes irão absorver o nitrogênio da terra essencial para o desenvolvimento das plantas ao redor do buraco.
      Sugerimos fazer a compostagem caseira como na postagem do blog.
      Att
      Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  31. Obrigado pelo esclarecimento...Que Deus te Abençoe pela tua boa vontade de nos ensinar! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  32. quanto tempo leva para vira adubo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondemos a esta mesma dúvida acima.
      Att
      Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  33. QUANDO ESSE ORGANICO ESTIVER PRONTO PARA O USO, EU POSSO MISTURÁ-LO COM O ESTERCO DE GADO, GALINHA, CABRA E QUAL A QUANTIDADE POR PLANTAS? OUTROSSIM, SE EU POSSO GUARDÁ-LO EM SACOS DE LINHARES POR QUANTO TEMPO? FICO AGUARDANDO A SUA RESPOSTA. potyguar51@hotmail.com - JEQUIÉ-Ba sitio canaã.

    ResponderExcluir
  34. Olá amig@

    Sim, podes misturar o composto com adubo para usar na horta,também pode misturar esses mesmos estercos na fabricação do composto como ativador.
    Quanto a quantidade não sabemos precisar, pois depende muito do tipo de solo, solos arenosos necessitarão mais do que argilosos, um bom indicador é o desenvolvimento das plantas.
    Quanto a guardar em saco, sim pode fazê-lo, mas quanto ao tempo é interessante utilizar logo, não armazenar por longo período (mais ou menos um ano).
    Att
    Equipe ÂNCORArte

    ResponderExcluir
  35. Moro em casa toda cimentada no quintal,como posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia!

      No link abaixo de nosso blog, encontrará dicas para tua dúvida.
      http://adsfacavcmesmo.blogspot.com/2008/03/adubo-orgnico-caseiro-ii.html

      Boa sorte!
      Att
      Equipe ÂNCORArte - Reciclando ideias

      Excluir
    2. Olá Célia!

      Também podes procurar esta postagem no menu ao lado.
      Adubo Orgânico Caseiro II.

      Att

      Equipe ÂNCORArte - Reciclando ideias

      Excluir
    3. Olha célia eu trabalho tanto com compostagem orgânica como com hortas suspensas, usando garrafas pets, usando a própria parede de muros ou ate usando telhados de puxadinhos e etc etal. faço hortas a domicilio. contato ; Raul.cardia@bol.com.br

      Excluir
  36. Muito bom...como gostei de saber.Estou pesquizando sobre o assunto pq pretendo fazer uma horta para comsumo proprio. Eu andei enterrando umas sobras e cascas de frutas...rsrsrs
    Mas agora sei exatamente como fazer, tenho outras curiosidades, continuarei a pesquizar aqui.
    Um grande abraco pela aula, sou leiga no assunto as como estou me aposentando pq depois de trabahar uma vida inteira, creio que ninguem aguenta ficar sem fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleusa!

      Obrigad@ pela visita e faça bom proveito nas pesquisas.
      Boa sorte com a tua horta, fazer uma horta relaxa e ainda auxilia a cuidar da saúde, consumindo alimentos orgânicos livres de agrotóxicos.

      Att
      Equipe ÂNCORArte - Reciclando ideias

      Excluir
  37. fezes de animais,menos de gato e cachorro não é?por causa da contaminação.

    ResponderExcluir
  38. Quanto tempo leva para fazer um adubo Organico e Químico ? E oque deve se usar para fazer ?

    ResponderExcluir
  39. Oi fiquei muito interessada nessa horta organica,vou fazer uma,mais quero amis dicas,depois que fizer o adubo organico,quanto tempo deposi possso plantar minhas verduras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me manda mais dicas,quero tambem obter um livro que ensine tudo sobre horta organica.

      Excluir
    2. Olá Amig@s!

      Nesta postagem e na do Adubo Orgânico Caseiro II, ao lado no menu, tem resposta para todas estas dúvidas de vcs.

      Boa leitura.
      Abs
      Equipe ÂNCORArte Reciclando ideias.

      Excluir
  40. Olá!

    Parabéns pelo blog... informações preciosas sendo compartilhadas...

    Gostaria também, de compartilhar a nossa experiência com compostagem doméstica:faz dois anos que deixamos de produzir lixo orgânico na nossa casa, através da construção de uma composteira na sacada do apartamento. Mostramos, neste vídeo, a experiência, que se apresenta como uma solução simples para o grande problema do lixo urbano.

    Neste link: https://vimeo.com/42740420

    Obrigada... abraços, Julia Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia!

      Assistimos ao teu video, excelente iniciativa, em breve , faremos uma postagem para divulgá-lo no blog.

      Parabéns.
      Abs
      Equipe ÂNCORArte Reciclando ideias

      Excluir
  41. Gostaria de saber como faço para plantar depois que as compostagens estão prontas ?? Como funciona este procedimento.Obrigada.Aguardo resposta.

    natachamariano@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Brevemente estaremos fazendo uma postagem de como plantar em canteiros, vasos, floreiras, pet, caixa de leite, com o adubo que você mesmo produziu.

      Aguardem.

      Abs

      Equipe ÂNCORArte reciclando ideias

      Excluir
  42. Olá !
    Gostaria de tirar uma dúvida. Estou limpando um terreno grande e não sei o que fazer com o "lixo" gerado por capim, folhas e galhos. Verifiquei que vocês não indicam enterrar o lixo. Mas, no meu caso, é um lixo só de vegetação. Neste caso, posso enterrá-lo ou ele também irá apodrecer e prejudicar a fertilidade da terra?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amig@!

      Se não fores plantar logo em cima desta área, deixando ela descansar um tempo, até podes enterrar, mas não próximo de árvores , arbustos. Espere passar um tempo, dois a três meses que este lixo irá se decompor.

      Abs
      Equipe ÂNCORArte Reciclando ideias

      Excluir
  43. Boa tarde Equipe! Sou Aline.
    Adorei ler sobre compostagem. Meu faz isso em seu sítio no interior, usa e vende na feira da roça da cidade (Queimados-RJ). Em minha casa, fico penalizada em descartar as cascas de lumes, frutas e ovos, e pensei em usá-las nos vasos de minhas plantas. Moro em apartamento, e ficaria fácil pra mim adquirir o produto pronto do meu pai, mas como disse, todos poderíamos aprender a usar estes restos. Preciso de ajuda: posso, ao invés de fazer a compostagem propriamente dita, usar alguns restos diretamente nas plantas como minha avó fazia e eu eventualmente faço? Hoje adquiri uma pequena planta-mosaico, e já tenho uma Jibóia (muito vistosa), uma begônia sem flores, e um coqueirinho que não sei o nome. De todas última está com escassez de folhas que queimaram, das pontas pra baixo e fui cortando. Agora, comprei um adubo pra folhagens, destes que necessitam espirrar a mistura nas folhas, e então apareceram dois brotos de folhas, mas percebi que as pontinhas já estão queimadas. Por causa dela que estou colocando umas cascas de legumes na terra, pra ver se arriba! Hoje misturei a terra, já que as cascas estavam bem secas e por baixo, a terra parece bem fresca. Podem me ajudar? Obrigada desde já! Posso compartilhar em rede suas dicas?
    Meu email: alinesa07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, pode sim compartilhas as dicas, e quanto a tua dúvida, sugiro prepara a compostagem como na nossa outra postagem, que é excelente para pequenos espaços: http://adsfacavcmesmo.blogspot.com.br/2008/03/adubo-orgnico-caseiro-ii.html e quando quiseres usar adubo, sugerimos sempre o ôrganico, a tua própria compostagem ou o humus de minhoca!

      Att. Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  44. Boa noite pessoal,

    Estava precisando de uma ajudinha. Comecei a fazer a minha compostagem a 2 semanas. É uma caixa de plástico com tampa, fiz furos no fundo e outros bem pequenos na tampa(não da para passar mosca). Eu coloquei no fundo da caixa húmus de minhoca(terra) e fui colocando o lixo orgânico da cozinha e sempre colocava guardanapo por cima. A caixa fica na sombra e toda vez que abro a tampa p colocar o lixo reparo sempre que esta bem úmido, pois a tampa por dentro esta sempre suada. E hj reparei que estão aparecendo aquelas larvas brancas. Não deixei o lixo exposto as moscas antes de colocar na composteira. O que devo fazer?? Melhor jogar tudo fora e começar de novo? Ou da para salvar?

    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla!

      Naturalmente o composto orgânico quando entra em processo de decomposição esquenta e como a sua caixa permanece fechada ele transpira. Para evitar as larvas deixe o composto mais seco, não demais, mas o suficiente para não ter chorume onde as moscas depositam os ovos e desista de tentar evitar a entrada das moscas, elas sempre entram. Sugerimos adicionar ao teu composto matéria seca, pode ser maravalha, serragem, folhas secas ou até jornal picado. Deixe também um dia no sol forte para secar e depois recoloque tudo na caixa. Não desista, aos poucos se pega o jeito!

      Abs
      Equipe ÂNCORArte Reciclando ideias

      Excluir
  45. bom dia
    gostaria de saber como fazer corretamente em guantida grande
    tenho muita folhagem ( repolho,alface.mangericao.couve.folhagem em geral ) e tambem ( batata.cenoura.chuchu.pimentao.casca ) tambem tenho borra de cafe
    muita folhagem. pouda de galhos.
    tenho uma maquina de triturar.
    posso triturar tudo junto?
    devo colocar arreia ( qual quantidade )?
    pode ser feita diretamente no chao como lerao
    tenho que mexer com quanto tempo
    deste entao agradeço

    marcos carneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, a resposta demorou mas veio...
      Existe um fórum na rede, muito bom, que é o Jardineiros.net: http://www.jardineiro.net, entra lá, te loga e dá uma boa lida nas postagens sobre este assunto, se as tuas questões já não estiverem sido respondidas escreve a tua dúvida lá que o pessoal certamente vai responder!

      Att. Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  46. marcoscarneiro2801@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Acredito que enterrando as cascas no canteiro também funcionará, pois haverá decomposição, porém o processo será mais demorado. Desta forma evita-se os bichos.

    ResponderExcluir
  48. Olá...
    Gostaria de saber se tem problema eu jogar diretamente nos vasos de planta.. Por exemplo: acabei de descascar uma batata, posso jogar as cascas direto na planta para fazer a decomposição já no vaso? Obrigada. Email: rosilanedomingosoliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fazer a decomposição diretamente no vaso, não é o mais indicado...
      O processo de decomposição absorve certos nutrientes essenciais as plantas, por isso esse processo deve ser realizado em um espaço reservado somente a esse fim!

      Att. Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  49. Fiz um adubo com terra, esterco e restos de verduras e frutas. Após alguns dias apareceu um monte de larvas gordas de aproximadamente 1cm posso usar este adubo ou será perejudicial as plantas?
    E-mai: pessoal@glindustrial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essas larvas apareceram pois o seu composto devia estar muito úmido...
      Quanto a usar ele assim, verifique se ele esta realmente curtido, visualmente uniforme, com cheiro de terra preta.
      Att. Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  50. Olá meu composto está fétido e com larvas brancas e vermelhas. Devo descartar? E-mail: stenio_falcao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não descarte, provavelmente está também muito úmido, deixe apanhar sol ou então misture mais material seco, como folhas secas ou até jornal picado.

      Com a diminuição da umidade, as larvas vão morrer e o cheiro irá passar.

      Att. Equipe ÂNCORArte

      Excluir
  51. Olá, tudo bem? Adorei essas dicas!
    Inclusive eu linkei essa postagem lá no blog da cia onde eu trabalho, ok?
    Se quiserem dar uma olhadinha, segue o link: http://ciavipcultural.wordpress.com/2013/08/08/fazer-o-bem-faz-bem-ccr-spvias-06-e-07-de-agosto/

    Um grande abraço
    Elaine Oliveira

    ResponderExcluir
  52. oi, fiquei com uma dulvida, é preciso de minhocas? e se aparecerem larvas é normal?

    ResponderExcluir
  53. Já venho fazendo meu adubo caseiro e tenho algumas dúvias:
    1- Posso colocar resto e cascas de frutas cítricas(laranja, limão, abacaxi)?
    2- posso colocar as sobras de ração animal(ração de cachorro)?
    3- O meu fica dentro de uma bacia plástica grande que fica tampada mas tem uns furos na lateral. Está correto desta forma?
    4- Tenho bastante espaço no meu quintal, ao invés de usar uma caixa ou a própria bacia, posso fazer um buraco no chão e ir colocando o restos de alimento? Se sim, preciso tampar esse buraco, e com o que eu tamparia?
    Desde já agradeço e lhe parabenizo pelas ótimas dicas.

    abraços felipe baptista
    felipe@fbarquitetura.com

    ResponderExcluir
  54. Amei a iniciativa e comecei a fazer também a reciclagem aqui em casa.... Fiz a minha compoteira.

    ResponderExcluir
  55. Eu trituro as pragas dos canteiros, casca de ovo, de frutas e legumes, e em seguido jogo nos canteiros.Está errado?

    ResponderExcluir
  56. Amazing the blog, i havê one canadian oak and he is little still and i wanna what he grow fast! Thanks for helping

    ResponderExcluir
  57. FEZES DE GATO E CACHORRO NAO SERVEM PRA ADUBO ..ISSO NÃO É NADA HIGIêNICO.

    ResponderExcluir
  58. Olá bom dia, estou fazendo um processo de compostagem em casa, e me deparei com uma situação desagradavel, o surgimento de larvas brancas, o q faço, pois tó pensado em desfazer do processo.

    ResponderExcluir
  59. Bom estou fazendo a minha compostagem desta maneira,numa caixa de isopor fiz uns furos e coloquei terra preta e casca de legumes e de frutas picadas po de café casca de ovo etc,deixo a caixa tampada e deves em quando misturo a terra fica assim durante um mês,depois pego está terra e misturo-a com humus de minhoca farinha de osso etc,e planto minhas hortaliças etc.

    ResponderExcluir
  60. Oi
    Na nha area tem muito lixo, e eu quero dar um jeito nisso ja que os outros não dão neh... então eu decidi pesquisar o que fazer! E eu amei a ideia de adubo, mas ou posso fazer com aquele lixo? Cheio de comida estragada e tudo mais?

    ResponderExcluir
  61. Olá !
    meu terreno é na areia de praia, funciona ?

    Posso por areia da praia na composteira ?

    Como sei que tá pronto P usar ?

    polianapinheiro10@gmail.com

    ResponderExcluir

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte